Identidade visual na sua empresa

Identidade visual é o conjunto de elementos, como frases, imagens e logotipos, que representam visualmente uma marca e o que ela quer comunicar ao seu público.

Estamos em um mercado cada vez competitivo. Seja no ambiente físico ou virtual, as marcas não têm medido esforços para se posicionar, oferecer diferenciais e conquistar novos clientes. E um dos aspectos que são levados em consideração, sem dúvidas, é a identidade visual da empresa.

Por meio de um conjunto de elementos, que incluem tipografia, logomarca, slogans, entre outros, a identidade visual é responsável por dar “uma cara” para a marca, algo que a represente perante o consumidor, mostre seus valores e propósitos e o faça ter vontade de conhecê-la.


Qual a importância de uma identidade visual para uma empresa?

Se sua marca não se posiciona, não mostra seus propósitos e objetivos por meio de uma identidade, dificilmente poderá se destacar e pode até mesmo estar fadada ao insucesso.

Investir em uma identidade visual equilibrada e marcante é essencial para conquistar a credibilidade do consumidor e também despertar a sua curiosidade. Além disso, por meio dos elementos que a compõe, a marca pode ser reconhecida mais facilmente onde quer que esteja.


Como criar uma identidade visual de qualidade?

Para quem quer criar uma identidade visual que traga bons resultados no futuro, o primeiro passo deve ser o de definir o público-alvo e suas características e ter os valores, missão e objetivos da empresa traçados.

No momento de criar os elementos visuais, como a logomarca, a dica é se utilizar do “menos é mais”. A ideia é reproduzir os propósitos da marca de forma clara e com tipografias adequadas, sem a necessidade de rebuscá-la.

Depois disso, deve ser analisada a paleta de cores a ser utilizada na identidade visual. As cores são responsáveis por despertar reações e por isso devem ser bem pensadas de acordo com o segmento de uma marca.

Por isso, é importante pesquisar o que cada uma das que forem selecionadas significa e se podem são interessantes para serem aplicadas em sua área de atuação.

Outra dica é criar um padrão de comunicação para todas as áreas da empresa. Com a identidade visual definida, ela deve estar presente em todos os espaços onde a marca está presente, como no site, materiais impressos, loja física e redes sociais.


Algumas marcas de exemplo

A identidade visual é a responsável por mostrar os propósitos de uma empresa aos consumidores. E, com certeza, aquelas que têm mais “personalidade” ganham pontos e podem ser tornar inesquecíveis na cabeça do público.


Porém, mesmo aquelas empresas que já possuem uma identidade visual definida, podem ter a necessidade de reformulação, seja por estarem defasadas no mercado ou por terem incorporado novos valores ao longo do tempo. Veja agora alguns cases inspiradores:


Starbucks

A internacional franquia de cafés, Starbucks, passava por momentos difíceis em 2011 e, por isso, decidiu agregar novos produtos à marca, que antes só comercializava cafés. Mas, para começar a vender canecas, camisetas e outros objetos, precisou remodelar a identidade visual.

A primeira providência tomada foi tirar a palavra coffee da logomarca para depois remodelar todos os outros canais da marca, como o site e as embalagens. Como resultado, houve um aumento expressivo nas vendas e, com isso, a empresa conseguiu se recuperar e tornar-se Top of Mind em seu segmento.


Natura

A conhecida marca de cosméticos, Natura, também resolveu remodelar sua identidade visual no ano 2000. Nesse mesmo período, a empresa resolveu ampliar mercado e investir em uma nova sede, em lojas virtuais e também no comércio exterior.

Para saber a opinião de colaboradores, consumidores e consultoras, realizou pesquisas e detectou que a imagem ideal da marca dali para diante não combinava com o aspecto estático e traço pesado da atual. Foi aí que a Natura investiu em uma identidade mais moderna, com movimento, elegância e clareza.

Com isso, a marca pôde inovar e fidelizar os clientes antigos e também começar a conquista de novos mercados como era o objetivo.


Close Up

Em 2013, a marca de cremes dentais, Close Up, que desde que surgiu no Brasil em 1971, utilizava o slogan “o creme dental para aproximar sorrisos”, decidiu que era o momento de mudar pois o discurso vinha se enfraquecendo e, com isso, perdendo apelo junto ao público.

Foi então que a marca reformulou toda a sua identidade visual e, junto com as mudanças, lançou a campanha “posto, logo existo”, com o objetivo de mostrar de forma descontraída a sua nova marca.


A campanha foi composta de diversos vídeos veiculados no You Tube com diversos personagens que representavam atitudes comuns de usuários em redes sociais, criando empatia e se engajando com um público conectado, que também é o consumidor atual.

Gostou do nosso artigo sobre identidade visual e sua importância? Acha que está na hora de reformular a identidade da sua marca? Já vem fazendo isso de alguma forma? Para te ajudar nesse processo, confira o que é branding e como ele, junto da identidade visual, pode trazer resultados positivos.




Fonte: conteudoinboundmarketing.com.br

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